Início / Posts / Outros / Negócios / O sucesso de dispositivos vestíveis dependerá da criatividade dos programadores e designers

23 de outubro de 2013

O sucesso de dispositivos vestíveis dependerá da criatividade dos programadores e designers

Aplicativos inteligentes podem convencer as pessoas de que ter um computador vestível é um bom negócio.

Os fabricantes de hardware e desenvolvedores de software estão apostando que os wearable computers, nome dado a computadores feitos para serem vestidos, vão se tornar uma nova plataforma para desenvolvimento de aplicativos. Uma das apostas são dispositivos como o Google Glass, que ainda está nos últimos estágios de validação antes do lançamento comercial. Outra novidade que tem ganhado muita atenção são os relógios inteligentes, conhecidos como smart watches.

shutterstock_152077400
O sucesso dos dispositivos vestíveis vai depender da criatividade de programadores e designers

Os primeiros dispositivos lançados incluem o Galaxy Gear, da Samsung, o Toq, da Qualcomm, e o Pebble, que foi financiado por pessoas do mundo todo através do Kickstarter. Estes primeiros relógios estão ajudando a esclarecer o que funciona ou não no desenvolvimento de softwares para este novo tipo de plataforma. A Runkeeper, empresa que já desenvolveu um popular aplicativo de fitness para smartphones e para o Pebble, está agora trabalhando com a Samsung. Segundo Jason Jacobs, CEO da Runkeeper, o smart watch é um complemento ao smartphone e não um substituto. Ele é como um controle remoto para que se possa controlar o aplicativo no smartphone, sem precisar tirá-lo do bolso.

Parte do apelo em um relógio de pulso inteligente é que, além de deixar as mãos relativamente livres ao verificar as horas, previsão do tempo ou notificações, ele permite agilidade e discrição. Os diferentes tipos de sensores disponíveis em um smart watch e as limitações no tamanho da tela fazem com que a informação que um relógio inteligente pode apresentar ao usuário seja muito diferente das presentes em um telefone.

Um aplicativo de fitness encaixa-se naturalmente em um relógio inteligente, mas a utilidade de outros tipos de programas é menos clara. Quando surgiram os primeiros tablets, falava-se que um laptop sem teclado nunca teria utilidade: por exemplo, ninguém imaginava que médicos usariam tablets para fazer o acompanhamento dos pacientes internados. Da mesma forma que ocorreu com os tablets, o sucesso dos relógios inteligentes está relacionado com o tipo de aplicativo que será criado para eles.

Oportunidade

Não é preciso muito esforço para perceber que este tipo de dispositivo oferece muitas possibilidades para empreendedores e desenvolvedores de software. Se você programa em Android, ou tem alguma ideia para um aplicativo, agora é a hora de botar a mão na massa. Aproveitando esta janela de oportunidade, você se estabelecerá como um pioneiro e também ajudará na consolidação desse novo mercado.

A esperança é que, ao longo do tempo, os dispositivos farão mais, custarão menos e vestirão melhor. Porém, o que realmente fará centenas de milhões de pessoas utilizarem esses computadores são a criatividade e o poder dos softwares, não importando se eles estão no relógio, óculos ou em sensores nas roupas. e

Artigo escrito com base em:

Tim Carmody, MIT Technology Review, 25/09/2013

Veja Também

Copa do mundo de robôs? RoboCup

Já imaginou uma copa do mundo sendo jogada por robôs? Pois uma galera já imaginou …